O USO DAS TECNOLOGIAS
NO COTIDIANO ESCOLAR
Léa T. S. Q. da Silva
Já se ouviu muito dizer: “- Não há
como voltar atrás!!” A era digital está aí! Quem não correr, fica parado no
tempo!! São essas as expressões que se tem escutado, principalmente na área da
educação.
Sabe-se que ainda há uma parcela de
resistência, porém acredito que vem sido diminuída consideravelmente.
De acordo com Nóvoa(2001), o
professor nos dias atuais, enfrenta um novo desafio:
É difícil dizer se ser
professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no
passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade. Hoje,
os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado,
mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no
passado. Isto é, quando todos os alunos vão para a escola, de todos os grupos
sociais, dos mais pobres aos ricos, de todas as raças e todas as etnias, quando
toda essa gente está dentro da escola e quando se consegue cumprir, de algum
modo, esse desígnio histórico da escola para todos, ao mesmo tempo, também, a
escola atinge uma enorme complexidade que não existia no passado.
Pode-se
dizer um desafio, devido ao destacável propósito a ser atingido, uma escola de
qualidade, para todos, onde o professor/escola e outras esferas hierárquicas
tem a cumprir, como bem cita PERRENOUD, (2000, P. 139) ... “Mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se
na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem”.
Como grande aliado a esse processo, está a posto a grande oportunidade
que o professor tem de, dinamizar sua prática pedagógica, estimulando-a e
recheando-a de muitos recursos midiáticos, a fim de priorizar a produção do
conhecimento, mediante a tanta informação, de maneira significativa, onde se vê
claramente, a intenção do professor e o interesse do aluno.
Parafraseando os autores Tornaghi, Prado e Almeida, ressalto, que há
um percurso a ser percorrido para que essa forma contextualizada de aprender se
concretize, é fundamental que o professor instigue o aluno a estabelecer
relações entre os aspectos presentes na vida pessoal, social, política e
cultural; a mobilizar as competências cognitivas, sociais e emocionais já
adquiridas, para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento,
acrescento ainda, para assim efetivar uma aprendizagem significativa, fazendo
uso e das TIC.
Referência
Bibliográfica:
TORNAGHI, A.J.C; PRADO,M.E.B.B.; ALMEIDA, M.E.B. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do
cursista. 2 ed. Brasília: Secretaria de educação à Distância. 2010.
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