quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O USO DAS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR


O USO DAS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Léa T. S. Q. da Silva
Já se ouviu muito dizer: “- Não há como voltar atrás!!” A era digital está aí! Quem não correr, fica parado no tempo!! São essas as expressões que se tem escutado, principalmente na área da educação.
Sabe-se que ainda há uma parcela de resistência, porém acredito que vem sido diminuída consideravelmente.
De acordo com Nóvoa(2001), o professor nos dias atuais, enfrenta um novo desafio:
É difícil dizer se ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande comple­xidade. Hoje, os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexi­dade social, o que não existia no passado. Isto é, quando todos os alunos vão para a escola, de todos os grupos sociais, dos mais pobres aos ricos, de todas as raças e todas as etnias, quando toda essa gente está dentro da escola e quando se consegue cumprir, de algum modo, esse desígnio histórico da escola para todos, ao mesmo tempo, também, a escola atin­ge uma enorme complexidade que não existia no passado.
Pode-se dizer um desafio, devido ao destacável propósito a ser atingido, uma escola de qualidade, para todos, onde o professor/escola e outras esferas hierárquicas tem a cumprir, como bem cita PERRENOUD, (2000, P. 139) ... “Mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem”.
Como grande aliado a esse processo, está a posto a grande oportunidade que o professor tem de, dinamizar sua prática pedagógica, estimulando-a e recheando-a de muitos recursos midiáticos, a fim de priorizar a produção do conhecimento, mediante a tanta informação, de maneira significativa, onde se vê claramente, a intenção do professor e o interesse do aluno.
Parafraseando os autores Tornaghi, Prado e Almeida, ressalto, que há um percurso a ser percorrido para que essa forma contextualizada de aprender se concretize, é fundamental que o professor instigue o aluno a estabelecer relações entre os aspectos presentes na vida pessoal, social, política e cultural; a mobilizar as competências cognitivas, sociais e emo­cionais já adquiridas, para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento, acrescento ainda, para assim efetivar uma aprendizagem significativa, fazendo uso e das TIC.
Referência Bibliográfica:
TORNAGHI, A.J.C; PRADO,M.E.B.B.; ALMEIDA, M.E.B. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. 2 ed. Brasília: Secretaria de educação à Distância. 2010.

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